TROFÉU LITERÁRIO 2015


A Nádia e Karina dos blogs Além do Livro e Livros & Escritos criaram o Troféu Literário. Nele, nós temos que responder sobre o que rolou de melhor e pior entre nossas leituras do ano. Confesso que quebrei muito a cabeça para responder as categorias, mas ao mesmo tempo, foi uma delícia lembrar de todas as minhas leituras.

Vamos lá:
OS MELHORES E PIORES

O melhor livro
Essa talvez seja a pergunta mais difícil... E olha que é só a primeira. Quando olhei minhas leituras do ano, vi que seria difícil responder, já que a maioria teve boa avaliação. Mas já que tenho que escolher um, vou ficar com "Uma Vida para Sempre", da Simone Taietti, que além de ser muito bom, me emocionou demais.

O pior livro
Esse é mais fácil responder, já que foram poucos. Escolho "Quando tudo volta", do John Corey Whaley. Foi uma leitura que não me proporcionou nadinha de nada.
O livro com a melhor capa
"A Rainha Vermelha", da Victoria Aveyard. Quando vi o livro, foi amor a primeira vista.

O livro com a pior capa
É um livro incrível, mas a capa nem tanto. Eu escolho "Antes de dormir", S. J. Watson.

O livro que rendeu a melhor adaptação cinematográfica
Li muitos livros que se tornaram filmes, dentre eles, fico na dúvida entre "Garota Exemplar", "A Culpa é das Estrelas", "A Fantástica Fábrica de Chocolate" e "Maze Runner: Correr ou Morrer". Pela história, eu vou ficar com o último. Me encantei por tudo na história, desde o cenário até os atores escolhidos, embora tenham mudado alguma coisa e outra (faz parte, é normal) eu achei a adapatação maravilhosa.

O livro que rendeu a pior adaptação cinematográfica
Saibam que eu não tenho nada contra, acho que sou uma das poucas que gosta do filme Percy Jackson, mas só por gostar muito da série do Rick Riordan, não posso deixar de ficar um pouco decepcionada pelas grandes mudanças, então fico com "Percy Jackson e o mar de monstros"

O título mais genial
Não tive muitos títulos geniais, pelo menos não achei. Acho que o mais próximo dele é "Surpreendente!", do Maurício Gomyde e "De olhos fechados" da Lavínia Rocha. Escolhi ambos mais pela mensagem que os livros passam.

O título mais nada a ver
Não encontrei nenhum nessa categoria.

O melhor enredo
Eu fico com "Garota Exemplar", porque ohh mulher inteligente. A estrutura do livro é muito boa. Gillian Flynn foi extremamente inteligente nessa história.

O pior enredo
Quebrei a cabeça e não encontrei nadaaaaa.
_________________________________________________________________________________

OS QUERIDINHOS

O meu personagem queridinho
Linus, de "À procura de Audrey". Muito amor por essa pessoa.

O personagem que me deu nos nervos
Gally, de Maze Runner. É o típico personagem que não quer receber ajuda. E tenho raiva disso!

O meu casal queridinho
Ah, isso é muito difícil pra mim, visto que eu amo romances. Eu poderia escolher os personagens de "Anexos", mas vou ficar com a Kenzi e Shane, do livro "Um Amor de Cinema".

O casal que me fez querer vomitar
Nalu e Alec, do livro "Nas proximidades do amor", eu gostei do livro, mas o amor instantâneo e o grude do casal me fez pensar neles nessa categoria.

O personagem coadjuvante que roubou a cena
Edgar, de "Labirinto de Espelhos" os dois personagens principais são ótimos, mas quando o irmão do Willian aparece, fica aquele clima no ar. É um personagem que deixa qualquer leitor (a) cheio de dúvida!!

O personagem coadjuvante que eu mataria
Posso citar o Gally, de Maze Runner de novo? Eu realmente não gosto dele.
_________________________________________________________________________________

AS SURPRESAS E DECEPÇÕES

O autor que mais me surpreendeu
Joelle Charbonneau, da distopia "O Teste".

O autor que mais me decepcionou
Nenhum, apesar de ter lido um livro que não gostei, não me decepcionei com o autor.

O livro que mais me surpreendeu
MUITOS. Não sei se vou conseguir escolher... Mas vamos tentar, dentre todos que li, pensei em dois e preciso citar eles aqui, "Garota Exemplar" e "Uma Vida para Sempre".

O livro que mais me decepcionou
Eu adoro a autora, mas um livro dela me decepcionou, demais de me encantar com "Simplesmente Acontece" da autora Cecelia Ahern, "O Livro do Amanhã" me deixou meio decepcionada.
_________________________________________________________________________________

AS SENSAÇÕES 

O beijo que me fez suspirar
TODOS OS BEIJOS EM "NOVEMBER 9" DA COLLEEN HOOVER. 

O trecho que mais me marcou
Sou um pouco desprendida disso, no momento da leitura eu acabo esquecendo de marcar os trechos, mas lembro que muito de "Como eu era antes de você" me marcou. Impossível não falar dos diálogos entre Will e Lou aqui.

A história que mais me inspirou
"Como eu era antes de você".

O livro que acabou com as minhas lágrimas
"Uma Vida para Sempre"

A trama que me causou arrepios
"Ratos". Eu leio muito pouco livro desse gênero. Esperava me surpreender mais com "A Mulher de Preto", mas escolho "Ratos" pelo enredo.

O livro que me deixou mais curioso
"Garota Exemplar", quem não quer entender a cabeça da Amy???

A obra que me fez gargalhar
"Anexos" e os e-mails descontraídos!

A história da qual eu sinto mais saudades
Posso fácil, fácil citar "Anexos" de novo, mas... Para não ficar repetitivo, escolho "À procura de Audrey", Sophie é Sophie né?

O crime que me pegou de surpresa
Como não leio muito livro do gênero, mais uma vez fico com "Garota Exemplar".
_________________________________________________________________________________
OS "MAIS" 

A leitura mais difícil
Vou interpretar como difícil de "empurrar", e foi "Quando tudo volta"

A leitura mais fácil
"Faça seu pedido", a escrita é simples e o enredo super fofo. Deu pra ler em um dia.

O livro que li mais rápido
"A Fantástica Fábrica de Chocolate", curiosamente, na categoria de cima eu falei de um livro que eu li super rápido, mas "A Fábrica..." foi ainda mais rápido. Uma tarde só!

O livro que mais demorei para ler
Não tenho certeza, mas acho foi "Ele está de volta", do Timur Vermes


E por fim…

Em 2015, minha meta era ler 15 livros e terminei o ano com 65 leituras: Na verdade, eu não estabeleci uma meta, mas lembro que postei no instagram uma foto com 15 livros para ler esse ano. O fato é que prolonguei esse lista e dos 15 que selecionei, só dois que não li.

Para 2016, minha meta é ler 18 livros. E vou explicar em um post quais são eles e o porquê.

Acabou!! Amei responder as categorias e foi uma ótima lembrança dos livros que li em 2015.

Comentários

  1. Tamy, adorei!!!
    Maze Runner assisti o filme esse final de semana, estou louca para ler o livro. Coho só love. Beijo

    ResponderExcluir
  2. Arrasou, Tamy! Simplesmente gostei das suas escolhas. Concordo que "Gally" deu nos nervos. Hahahaha... 😤😤 beijo, linda!

    ResponderExcluir
  3. Tamy, vamos lá! Rs
    Concordo com vc sobre a adaptação de Garota Exemplar. Muito boa! E sobre o enredo do livro é realmente extraordinário.
    Já me falaram sobre "O livro so amanhã", não pretendo ler, apesar da autora também ter me ganhado em Simplesmente acontece.
    Tô LOUCA pra ler November 9, especialmente agora que vc falou sobre beijos que fazem suspirar... Rs
    Tenho Ratos e estou bem curiosa pra ler. Será que eu consigo?
    E que meta ein? De 15 pra 65? Muito bemmm!!
    Feliz 2015 pra você também!! Vou pensar nos livros que vou dar o troféu!

    ResponderExcluir
  4. Adorei demais, a tag e as suas respostas *palmas

    ResponderExcluir
  5. Oi Tamyres. Tudo bem???

    Adorei essa tag. Deu uma super retrospectiva do ano que se passou e você conseguiu responder todas as perguntas sem ser repetitiva. Te desejo um 2016 cheio de realizações e com muita coisa boa. Bjoks da Gica.

    umaleitoraaquariana.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho O livro do Amanhã aqui, ganhei há um tempo, mas não li ainda. Saber que foi decepcionante só me faz querer afundá-lo mais ainda na gaveta. Hahaha!

    Abraços,
    ser-escritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá, Tamy.
    Garota exemplar eu ainda não li, mas já vi o filme trilhões de vezes e sempre me surpreendo com a esperteza daquela mulher haha. Ele está na minha lista de livros e não vejo a hora de comprar.
    Já li Percy Jackson e quase quebrei minha TV quando vi o filme, horrível.
    Como eu era antes de você quebra as estruturas de todas as pessoas, nossa :c.

    Amei suas respostas ❤ (vou colocar Anexos na lista)

    Beijos,Blog Cupcakeland

    ResponderExcluir
  8. Definitivamente achei o post realmente interessante!
    Bjs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha | Anexos - Rainbow Rowell

Livro x Filme - Garota Exemplar

Resenha | Saga Encantadas - Sarah Pinborough